Dos três discípulos do
círculo mais íntimo de Jesus, sabemos menos coisas sobre Tiago. Ele nunca
aparece sozinho nas narrações sobre o evangelho, mas sempre junto com João, seu
irmão mais jovem e conhecido. A única vez em que é mencionado isoladamente no
livro de Atos, em que é registrado o seu martírio.
At 12.1-2
Entre Tiago e João,
Tiago era o mais velho, pois seu nome sempre é colocado primeiro quando
aparecem os dois. Tiago e João eram
irmãos e filhos de zebedeu. Isso significa que Zebedeu era um homem importante.
Mt 20.20; 26, 37;
27.56; Mc 10.35, Lc 5.10, Jo 21.2
O negócio de Zebedeu
era grande o suficiente para empregar vários servos.
Mc 1.20
Além disso, a família
toda de Zebedeu tinha posição social suficiente a ponto do apóstolo João ser
conhecido do sumo sacerdote. João conseguiu que Pedro entrasse no pátio do sumo
sacerdote na noite em que Jesus foi preso.
Jo 18.15-16
Como o filho mais velho
de uma família bem sucedida, Tiago achava que deveria ter sido o principal dos
apóstolos. Por isso, discutiu sobre qual deveria ser o maior dos apóstolos.
Lc 22.24
Mas Tiago nunca foi
o principal dos apóstolos. Mas ele era
alguém importante. Em duas das listas dos apóstolos seu nome vem logo depois de
Pedro. Ele, Pedro e João foram os únicos que Jesus permitiu acompanha-lo quando
ressuscitou a filha de Jairo.
Mc 5.37
Também presenciou a
transfiguração de Cristo.
Mt 17.1
Estava entre os 4 que
fizeram perguntas particulares a Jesus no monte das oliveiras.
Era chamado por Jesus
para orações em particular.
Mc 14.33
Tiago era um apóstolo
intenso de fervor e entusiasmo. Jesus deu a ele e a João um apelido: Boanerges
– filhos do Trovão.
Mc 3.17
Tiago desejava ter
poder de pedir fogo dos céus para destruir vilas inteiras cheias de pessoas.
Era franco, intenso e impaciente com aqueles que praticavam o mal. No entanto, por vezes o zelo fica aquém da
justiça. O zelo sem entendimento pode ser condenatório. O zelo sem sabedoria
pode ser perigoso. O zelo misturado à insensibilidade é cruel. Sempre que se
transforma em cólera desenfreada pode ser mortal. Vamos ver esse zelo de Tiago.
1
– FOGO DO CÉU.
Lc 9.51-56
Jesus estava se
preparando para passar em Samaria. Dirigia-se a Jerusalém para última páscoa, a
qual ele sabia que iria culminar com sua morte, sepultamento e ressurreição. É
importante o fato de Jesus ter escolhido passar por Samaria. Mesmo que o
caminho mais curto da Galiléia para Jerusalém fosse exatamente por lá, a
maioria dos judeus que viajava entre esses dois lugares fazia questão de tomar
uma direção que os obrigava a percorrer vários quilómetros fora do caminho,
passando pelo deserto de Pereia – fazendo-os cruzar o rio Jordão duas vezes –
só para evitar passar por Samaria.
Os samaritanos eram uma
raça de mestiços dos israelitas do reino do Norte. Quando Israel foi
conquistada pelos assírios, as pessoas mais preemintes e influentes das suas
tribos foram levadas para o cativeiro e a terra foi reassentada com pagãos e
estrangeiros leais ao rei da Assíria. Os Israelitas mais pobres que
permaneceram na terra se casaram com esses pagãos.
Os pagãos mestiços não
prosperaram na terra, pois não temiam o Senhor. Assim o rei da Assíria enviou
de volta um dos sacerdotes que havia levado o cativeiro a fim de que ele
ensinasse o povo a temer o Senhor. O resultado foi uma religião que misturava
elementos da verdade e do paganismo. Fundaram o próprio sacerdócio, construíram
seu próprio templo e criaram seu próprio sistema de sacrifícios. Misturaram a
autoridade das Escrituras com a tradição humana.
O primeiro templo dos
Samaritanos havia sido construído sobre o monte Gerizim, em Samaria. Esse
templo havia sido edificado na época de Alexandre, o Grande, mas havia sido
destruído cerca de cento e vinte cinco anos antes do nascimento de Cristo. No
entanto, Gerizim ainda era considerado pelos samaritanos como um lugar sagrado
e estavam convencidos de que aquele era o único local que Deus poderia ser
adorado (Jo 4.20). Por isso, a região era considerada impura.
Jesus escolheu ir a
Jerusalém passando por Samaria. Ao longo da viagem, ele e seus seguidores
precisariam de lugares onde pudessem comer e passar a noite. Tendo em vista que
o grupo que viajava com Jesus era relativamente grande, ele enviou mensageiros
adiante deles para providenciar acomodações.
Os mensageiros de Jesus
não conseguiram acomodações. Os samaritanos não apenas odiavam os judeus, como
também odiavam o culto que se realizava em Jerusalém. Jesus representava tudo o que era judeu e que
eles mais odiavam, por isso, rejeitaram o seu pedido. O problema não era de
espaço, mas falta de hospitalidade.
Jesus sempre foi
bondoso com os Samaritano.
Lc 17.16; Jo 4.7-29, Lc
10.30-37, At 1.8
Mas ainda assim, eles
trataram a Jesus com desprezo. Qual a reação de Tiago e João?
Lc 9.54
Por que a reação foi
errada?
1 – A motivação era
errada. Eles estavam sendo arrogantes.
2 – Jesus não estava em
uma missão de julgamento, mas sim de resgate.
O exemplo de Jesus
ensinou a Tiago que a bondade amorosa e a misericórdia são virtudes a serem
cultivadas tanto quanto a justa indignação e o zelo fervoroso. O que eles
fizeram? Foram para outra aldeia (Lc 9.56).
TRONOS
NO REINO
Mt 20.20-24
Nesta passagem temos
mais alguns detalhes a respeito do caráter de Tiago. Nesta passagem descobrimos
que Tiago não era apenas fervoroso. Intenso, zeloso e insensível, era também
ambicioso e auto confiante.
Eles já faziam parte do
círculo mais intimo de Jesus, por isso, achavam que mereciam uma posição de
destaque no reino. Jesus não lhes fez promessa de cargos de destaque, mas lhes
garantiu que iriam beber do seu cálice, mas os principais tronos não lhe
competiam.
A ambição dos dois
acabou gerando conflitos entre os apóstolos, pois os demais ficaram ofendidos,
o debate perdurou até a mesa da santa ceia. (Lc 22.24)
Tiago desejava uma coroa
de glória; Jesus lhe deu um cálice de sofrimento. Desejava poder; Jesus lhe deu
serviço. Desejava um lugar de preeminência; Jesus lhe deu túmulo de um mártir.
Desejava exercer domínio. Jesus lhe deu espada. Catorze anos depois disto,
Tiago se tornou o primeiro dos doze a morrer por causa da sua fé.
O
FIM DE TIAGO.
A morte de Tiago é
relatada em At 12.1-3.
Essa é a única passagem
das escrituras em que Tiago aparece sozinho. Herodes ordenou sua morte e o
instrumento de execução foi uma espada (decapitado). Não se trata de Herodes Antipas, aquele que
matou João Batista e levou Jesus a ser julgado, mas seu sobrinho e sucessor,
Herodes Agripa I. Não sabemos que motivos Herodes tinha para ser tão hostil
para com a igreja, para agradar líderes judeus começa a perseguir os cristãos.
Evidentemente Tiago
ainda era um homem dedicado, sua intensidade, agora sob o controle do Espírito
Santo, tinha sido instrumento para propagação da verdade. Isso demonstra que
Tiago estava onde Jesus o havia treinado para estar, na linha de frente do
crescimento do evangelho.
A história relata que o
testemunho de Tiago deu frutos até no momento de sua execução.
Clemente de Alexandria
afirma que Tiago deu tão grande testemunho no tribunal, que aquele que o levou
se converteu durante o julgamento, professou sua fé em Cristo e os dois foram levados juntos para a
execução. No caminho ele implorou que Tiago o perdoasse, depois de um instante
ele disse: a paz seja contigo e o beijou. Tiago havia aprendido a se mais
parecido com André, levando as pessoas a Cristo em vez de tentar julgá-las.
Tiago era dinâmico,
forte e ambicioso. Mas no fim de sua vida se torna mais sensível, ele aprendeu
a controlar a ira, refrear a língua, redirecionar o seu zelo, eliminar a sede
de vingança e perder a sua ambição egoísta.
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